Literatura por Mulheres

Sábado, ocorreu no auditório da livraria Cultura (CasaPark-DF) o evento Literatura por Mulheres promovido pela Acadêmia Literaria,na qual contou com a presença das escritoras Viviane FairPatrícia BaikalMarina Oliveira (Parceira do blog ♡) e com mediação da Laís Rodrigues


Durante o evento, tivemos a oportunidade de conhecer um pouquinho de cada uma, sobre o que permeia em suas histórias, assim como as dificuldades que existem no mercado editorial brasileiro (nessa hora pude ver quanto o preconceito por livros nacionais ainda existe, diferentemente do gênero) porém,há acertos também, como é importante persistir,e não deixar se levar pelo primeiro NÃO,pois ainda tem muita gente que acredita no seu potencial, então é sempre bom se lembrar disso. Assim,podemos ver o quanto é necessário mudar essa percepção, já que temos uma gama bastante extensa de ótimos escritores nacionais. 


A Caçadora-Viviane Fair
Mariposa-Patrícia Baikal
A Parede Branca do Meu Quarto-Marina Oliveira
Primeiras Impressões-Laís Rodrigues

Eu particularmente sempre me incomodei com aquela sensação de que se tinha antes, quando "nossos escritores" favoritos eram vistos como algo inacessível, onde o contato face a face com os leitores era algo quase escasso. Todavia, isso aos poucos vem sendo mudado, por isso possuo um enorme apresso por eventos que te proporciona isso de alguma forma.


Além disso, o evento foi super rico, pois além das escritoras convidadas que sinalizei acima, tivemos a oportunidade também de conhecer outros escritores que estão bem no comecinho ou que estão há bastante tempo no mercado, assim como blogs literários também. 

(Teve sorteio,mas não foi dessa vez,né Antônia? rsrs)

Esperando ansiosamente por mais eventos como esse, não só por estar em um ambiente, cujo as pessoas que estão por ali possuem a mesma paixão em comum, mas sim por ter o direito da fala, poder divulgar seu trabalho, e também saber que os sentimentos de mutualidade e reciprocidade estão presentes. Já,que seja você blogueiro ou booktuberers etc, percebemos o quanto somos peças fundamentais ao disseminar o trabalho dos escritores e assim vice-versa.  






"Ninguém se forma bom escritor, sem ter sido bom leitor".

Acredito veemente nessa frase,assim como também acredito em pessoas que se engajam por expandir esse mundo literário que nós temos.Que acreditam em cada um,independentemente do patamar que você se encontra (eu que estou no comecinho do blog sei muito bem o que é isso).

Também acredito que em âmbito educacional de crianças e adolescentes seria o primeiro lugar que todo escritor deveria passar, e fiquei feliz que algumas pessoas durante o evento levantaram essa questão (tive oportunidade de vivenciar isso na minha escola,e acredite,sou grata até hoje por esse momento). 






Não sei se foi só eu (espero que sejam muitos),mas me senti super abraçada pelo evento, então fui embora com o gostinho de quero mais. Então cabe a mim aqui também fazer um convite, para você meu caro leitor, vale super a pena conhecer esse tipo de evento, pois te proporciona um olhar diferente, assim como também a fala do outro engrandece bastante sua aprendizagem.




Queria agradecer a Acadêmia Literária pela iniciativa,espero estar presente nos próximos eventos que virão.


P.s: Tive oportunidade de conhecer a Marina pessoalmente, que como disse antes é a primeira escritora parceira do blog.Obrigada mais uma vez pela atenção e confiar a mim o seu trabalho.

P.s²: Lembra do clube do livro Leia Mulheres que falei nesse post aqui? Então,próximo mês um dos livro que será discutido é o da Patrícia Baikal,Mariposa. Estou super ansiosa para lê-lo,assim como também os livros da Viviane.



Poderia até parar por aqui,mas como tem muitas fotos legais,resolvi postar todas (Obrigada, de nada rsrs) Então, confere o slide com todas as fotos do evento:


Espero que tenham gostado ♡

Fotos: Jorge Borges


2 comentários

  1. Olá! Boa tarde! Fiquei absolutamente encantado com as palavras (e as fotos, ótima ideia deixar as fotos em preto e branco). Ficamos mega felizes com os feedbacks dos leitores, dos autores e dos nossos colegas blogueiros, que sabem o quanto é difícil o nosso trabalho. Muito feliz com o post e com a sua presença no evento. Pode ter certeza que traremos mais e mais eventos como esse e o apoio e engajamento de vocês é essencial para tornarmos realidade todos os nossos planos para 2016. Espero vocês no próximo evento e mais uma vez obrigado pelas palavras :)
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Eu que agradeço,espero estar em todos *--*

    ResponderExcluir